Olhos D'agua - Tecnologias sociais para o Sertão Alagoano

EDITAL UNIVERSIDADE POPULAR/PROEX UFAL - 2020-2021

No sertão, assim como em boa parte do Nordeste brasileiro, a água é o principal obstáculo para a sobrevivência das pessoas e animais. A vulnerabilidade a que estão expostas as populações rurais, em decorrência da instabilidade climática, é dramatizada pelos períodos de seca frequentes nessa região. Este projeto tem como objetivo desenvolver estratégias para a captação e uso da água em uma comunidade do Sertão Alagoano, participante do I Fórum Popular da UFAL, que demandou ações relacionadas à água. A comunidade indígena de Katotinn possui cerca de 700 pessoas (dados estimados a partir do relatório Estudos sobre as Comunidade Indígenas de Alagoas e do site Povos Indígenas no Brasil, cuja população é dada juntamente com a comunidade Karuazu) e está situada no município de Pariconha/AL. Dentre as demandas do grupo destacamos a criação e implantação de projeto de captação de água da chuva e um projeto de irrigação sustentável com captação de água do açude. A metodologia utilizada nesta proposta partiu de um diagnóstico participativo com vistas a identificar as potencialidades da comunidade, os materiais e a cultura local. A partir dos conhecimentos da comunidade, a luz dos conceitos de tecnologias sociais, foram construídas junto com a comunidade, soluções que compatíveis com o contexto local. A partir dessas soluções seriam elaborados projetos e estratégias de parcerias para sua implantação. O monitoramento do uso deveria ser feito após a implantação de forma a garantir um aprendizado sobre as ações para retroalimentar o projeto e orientar futuros projetos. No entanto, devido a paralisação durante a pandemia do COVID-19, as atividades de campo foram canceladas.

EQUIPE
ODAIR BARBOSA DE MORAES (COORDENADOR), RANIERE HENRIQUE PEREIRA LIRA (ORIENTADOR), ROGERIO DE JESUS SANTOS (ORIENTADOR), ÂNGELO ANTONIO ROCHA XAVIER (ALUNO BOLSISTA), LINDAYANE BARBARY DE MESQUITA SOARES (ALUNA BOLSISTA), RICARDO ACIOLE RODRIGUES (ALUNO COLABORADOR), EDTON SANTOS COSTA (ALUNO COLABORADOR)